segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Laços de sangue vai ficar na história

Laços de Sangue é primeira telenovela portuguesa resultante da parceria SIC - TV Globo. Estreou a 13 de Setembro de 2010, às 21h45 é escrita por Pedro Lopes, contando com a supervisão de Aguinaldo Silva. Laços de Sangue conta a história de duas irmãs que são separadas durante a infância e se tornam arqui-inimigas depois de adultas. A produção conta com algumas caras novas da teledramaturgia portuguesa, como as actrizes Diana Chaves, que interpreta Inês e Joana Santos, que encarna Diana, além do galãDiogo Morgado, que dá vida a
João. A novela está cotada para ter 213 episódios.




Sinopse


Ines Marta (Diana) são duas meninas que, num passeio com os pais até a uma praia fluvial de Viana do Castelo, caem ao rio por estarem a lutar pela mesma boneca. O pai delas, interpretado pelo actor José Fidalgo, morre ao tentar salvá-las, batendo com a cabeça numa rocha. No entanto, quando chega o corpo de salvamento, Inês é resgatada, mas Marta, que vagueava pelas redondezas, é encontrada por um casal que a leva e a adopta. Já em adulta, Marta (agora com o nome de Diana), descobre o que aconteceu quando era criança, contudo, como sempre foi uma jovem bastante revoltada, quando regressa para perto da família biológica, não revela a sua verdadeira identidade, pois o que ela pretende é acompanhar de perto a vida da mãe e da irmã, para poder arquitectar um plano de vingança, acabando, inclusivamente, por se aliar a Ricardo, o primo

de João, para conseguir o que quer.


Protagonistas:

Produção

  • Trata-se do filho primogénito fruto do casamento entre a estação de Carnaxide e o canal brasileiro. Os sotaques misturam-se nas gravações de "Laços de sangue" que resulta dos elos de irmandade entre dois países e que mobiliza equipa da SP Televisão.

A convocatória para a comunicação social assistir às filmagens e conversar com alguns rostos do elenco era explícita. A meio da manhã, a imprensa deveria estar reunida nas instalações da produtora SP Televisão, perto do Cacém, na área metropolitana de Lisboa. E assim foi.

Carta branca para privar com as câmaras, só mesmo para aqueles que trabalham com outras que tais: os fotógrafos. Aos redactores coube esperar, sobretudo para chegar à fala com Diana Chaves, que protagoniza "Laços de Sangue".

  • Laços de Sangue é uma história enraizada na realidade portuguesa, com dramas e conflitos próprios de uma sociedade contemporânea, mas aonde o amor continua a ter papel central na vida de qualquer um. Uma novela de mulheres fortes, que, contra todas as adversidades, decidiram arregaçar as mangas e lutar pelo sonho em que acreditam. Gravada em cenários bem portugueses como Viana do Castelo, Lago do Alqueva e o Mercado da Ribeira, em Lisboa, a história de Laços de Sangue terá ainda cenas gravadas no Rio de Janeiro e ambientadas na Amazónia.
  • Pela primeira vez, a SIC e a TV Globo assinam um acordo de coprodução na área da ficção. A parceria inclui o envolvimento das duas empresas em todas as etapas de criação e produção de novelas, incluindo roteiro, planeamento e definição de elementos artísticos.

O acordo é válido por dois anos, renováveis, e prevê inicialmente a produção de duas novelas. A primeira é Laços de Sangue e a segunda coprodução tem estreia prevista para o primeiro trimestre de 2011 e será baseada em um título da TV Globo ainda não definido.

Ao longo de quase 18 anos a SIC e a Globo construíram uma história comum. Portugal esteve sempre presente na ficção da TV Globo e vice versa, seja em gravações feitas no país como foi o caso de Sabor da Paixão, Como uma Onda, O Quinto dos Infernos, Os Maias, entre outras, seja com a presença de actores portugueses em produções brasileiras ou actores brasileiros em novelas portuguesas.

As produções da TV Globo sempre tiveram destaque na grade de programação da SIC, e ao longo desta parceria já foram exibidas mais de 80 novelas e 25 mini-séries. Cada episódio de "Laços de Sangue" está orçamentado em 200.000€. É uma das produções mais caras da SIC.


Curiosidades

  • Inicialmente a novela tinha como título "Caminho da Felicidade", tendo-se mudado mais tarde para "Laços de Sangue".
  • Como nos séries americanas, uma personagem brasileira da mini-série Cinquentinha de Aguinaldo Silva volta mais uma vez, só que desta vez numa novela portuguesa.
  • Sofia Ribeiro e Cláudia Vieira foram escolhidas para o papel de Diana Santos, a primeira preferiu manter-se na TVI assinando contrato de exclusividade com a estação. Já a segunda teve de recusar em prol do programa caça-talentos "Ídolos".
  • Inês Castel-Branco teria sido cotada para o elenco ainda antes de se decidir que, seria o seu autor, assim como Andreia Dinis que interpretaria a protagonista no entanto ambas ficaram grávidas.
  • Vítor de Sousa também foi convidado para o elenco mas acabou por ficar de fora sem qualquer explicação
  • Vítor Espadinha foi convidado para o papel de Frederico Caldas Ribeiro mas recusou por não gostar de saber que a sua personagem morreria no início da trama.
  • Houve mudança de horário. A novela era exibida às 21:00h, mas entretanto a SIC mudou-a para as 22:00, concorrendo directamente com as novelas da TVI.
  • Max Fercondini, actor brasileiro, faz uma participação na novela devido ao sucesso do sua personagem Ricardo, um médico da novela brasileira "Viver a Vida".
  • A novela é mais vista no interior de Portugal.
  • 63,3% do público é feminino.
  • "Laços de Sangue", explora a vertente humorística, sobretudo através das personagens Sheila Batista (Débora Ghira) e Marisa Pereira (Dânia Neto). A luta pela atenção do empregado de mesa César Martins (Pedro Diogo) dá largas a animadas cenas de bate-boca e até mesmo de pancadaria entre as duas mulheres que vendem fruta no mercado da Ribeira.
  • Devido aos bons desempenhos na novela, Joana Santos, João Ricardo e Custódia Gallego assinaram contratos de exclusividade com a estação


Nenhum comentário: